Frutificai #06: A maior parte das pessoas tem esse problema de motivação
Não fuja do peso da sua motivação
🍃VOCÊ VAI GOSTAR DE…
Isso realmente me fez pensar que eu posso trocar de ferramentas o quanto quiser, mas se não usar essa oportunidade para “destralhar”, pode não valer a pena. 🎞️
Essa conversa com o Rev. Heber Campos Jr. é uma das melhores apresentações que já vi sobre a primeira pergunta do catecismo de Westminster, sobre viver para a glória de Deus e alegrar-se nisso 🎙️
Um lembrete necessário de que, se você pensa ser produtivo, mas Deus está fora da sua vida, você ainda não redimiu o tempo. (O texto está em inglês, mas se você usa o Google Chrome, clique com o botão direito do mouse em qualquer lugar da página e selecione “Traduzir para o português). 🔎
🌰 FRASE DA SEMANA
Quando dizemos sim para tudo, dizemos sim para nada, incluindo o único trabalho para o qual o Pai nos colocou nesta terra para fazer.
Jordan Raynor, Maestria: como encontrar a vocação de Deus para o seu trabalho
Se a motivação é importante?
É claro que é, mas não como o seu combustível.
Na última semana, conversei com os seguidores da comunidade Frutificai no Instagram sobre motivação. Alguém perguntou se era legítimo um cristão seguir perfis motivacionais. Você sabe: aquelas frases feitas, imagens chamativas e uma frase no imperativo do tipo “trabalhe enquanto eles dormem”.
A falsa crença subjacente aqui é que precisamos de motivação o tempo todo, do contrário falharemos.
Nessa pequena série sobre sistema de trabalho, quero mostrar para você que não é bem assim. Em vez disso, é importante usar momentos de empolgação para criar e tornar os sistemas de trabalho mais robustos, assim como para criar hábitos. O modo de trabalhar é o que realmente tornará seu trabalho mais produtivo, e não sua motivação.
Avalie a dor para avaliar a motivação
Como dizíamos na edição anterior, as coisas mais importantes da vida carregam consigo um grande custo pessoal para nós. Aqui, a motivação é importante para estabelecer os objetivos, mas é preciso ter clareza sobre a motivação para elaborar um sistema bem definido.
Um jeito de representar o custo que envolve as coisas mais importantes da vida é a “equação da motivação”, criada por Reagan Rose:
MOTIVAÇÃO = (Razão x Plano) - Dor
Em “linguagem humana”, isso equivale a “Farei a tarefa por causa dessa razão, ao executar esse plano, a despeito da dor que isso vá me causar.
Sim, a dor. A parte da dor é inevitável e a razão é teológica . A Bíblia nos diz tanto que Deus nos criou para o trabalho que reflete o seu governo harmonioso sobre a Criação (Gênesis 1—2) quanto que o pecado deixou marcas incontornáveis no nosso trabalho (Gênesis 3).
Estas são algumas maneiras pelas quais o elemento da dor pode se manifestar:
Irei visitar todas as famílias da igreja este ano (tarefa) porque o pastoreio familiar faz parte da minha função como supervisor do rebanho de Jesus (razão) ao organizar toda a membresia da igreja por famílias e distribuí-las ao longo das semanas do ano (plano), apesar do tempo que deixarei de ter de leitura e descanso com a família (dor).
Escreverei uma newsletter regular sobre fé e trabalho (tarefa) porque desejo aprimorar minha expressividade verbal e compartilhar com os outros as ferramentas que tem sido úteis para mim (razão), pesquisando e organizando minhas leituras e achados a respeito do tema em um zettel em meu Obsidian (plano), apesar do tempo de descanso que deixarei de ter, das leituras que deixarei de fazer e do compromisso público que terei de viver os princípios que ensino (dor).
Vou elaborar esse projeto de pesquisa (tarefa) porque desejo dominar este problema (razão) através da exegese desse autor e desses textos (plano), apesar do tempo que isso me privará de ler e assistir as coisas das quais eu gosto (dor).
Deixarei a cozinha arrumada antes de dormir (tarefa) porque desejo tornar a rotina doméstica mais leve para minha esposa (razão), deixando a louça lavada, o chão limpo e as marmitas encaminhadas (plano), apesar da minha vontade de tomar um banho e me deitar assim que chego da universidade (dor).
A motivação é importante. De fato, ela precisa ser maior do que a dor, caso contrário, sua renúncia e sacrifício parecerão grandes demais no momento em que o medo do fracasso bater à porta.
O segredo para não deixar tarefas no meio do caminho é criar sistemas que tornem a execução da tarefa previsível, ainda que existam dias de exceção. Um sistema transforma uma tarefa em hábito. Por sua vez, o segredo para estabelecer novos hábitos na construção de um sistema é tornar a razão maior do que a dor.
Se seu descanso e ficar em dia com as novidades da Netflix forem mais importantes do que suas metas, então não será suficiente. Reveja sua motivação. Olhe novamente para a equação da motivação e, em oração, peça a Deus que revele os ídolos que têm te entregado falsos bens.
Faça uma auditoria
Aqui estão 3 perguntas para te ajudar nisso:
Quais hábitos ruins que preciso abandonar para cultivar os hábitos bons que quero desenvolver?
Qual é minha real motivação?
Minha motivação é forte o suficiente para não ser excluída pelos elementos de resistência aos novos hábitos?
Nas próximas edições, abordaremos cada uma das partes que constituem um sistema, começando por agendamentos.
Me diz: como anda a motivação por aí?
Abner Arrais
Série Sistema de Trabalho:
1. Frutificai #05: Você precisa de um sistema de trabalho
2. Frutificai #06: A maior parte das pessoas tem esse problema de motivação