Frutificai #07 - Quando seus planos não cabem na vida
Você já sabe das interrupções de hoje?
🍃VOCÊ VAI GOSTAR DE…
Na era da informação, uma habilidade indispensável: como saber qual livro vale a pena ser lido. 🎞️
Uma parte importante de uma vida frutífera para a glória de Deus é uma teologia do corpo, que essa entrevista com o Rev. Allen Porto introduz com muitos insights. 🎙️
O comentário mais oportuno sobre o clássico romance de Orígenes Lessa e os desafios do exercício da vocação na vida real. 🔎
🌰 FRASE DA SEMANA
Em nossas vidas terrenas, não temos de fazer tudo. A vida terrena — para crentes ou não — consiste em dar e receber, servir e ser servido, em uma rede de interdependência econômica, social e pessoal.
Gene Veith, The spirituality of the cross
Foi um final de semana típico de uma família envolvida no ministério, coroado com nosso bebê passando mal no final de domingo. Foi impossível concluir aquela edição a tempo.
Mas um paradigma de produtividade verdadeiramente bíblico não implica em fazer mais para mim, mas fazer mais e melhor para servir os outros (especialmente nossos bebês). O Orare et Labutare tratou disso recentemente em seu Substack: “Jesus nos chama para sermos produtivos e servirmos aos outros e a Ele de forma intencional, assim, podemos glorificar Ele com nossa vida, trabalho e esforço.”
As interrrupções
Esse é um outro modo de enxergar aquilo que, junto da simples preguiça, mais nos atrapalha: as interrupções. Sim, temos de lidar com nós e com a exterioridade dos nossos planos.
Aqui está um pressuposto para seu sistema de produtividade: você não pode prever o futuro. Não é uma questão de simples falta de sistema ou de dados, nem de controle sobre as circunstâncias. O problema é você mesmo. Você é incapaz de prever o futuro.
A cada dia, revejo os projetos e tarefas a vencer e escrevo em um bloco de notas as prioridades do dia. O que acontece depois de pousar a lapiseira sobre o caderno é imprevisível. O dia não apenas pode como sempre toma rumos inesperados.
As tentações
São quatro as tentações para lidar com os imprevistos a cada dia:
Temor do homem: dizer sim para tudo.
Orgulho: dizer não para tudo.
Ira: frustração em não ter controle sobre meu próprio tempo.
Desespero: jamais conseguirei fazer o que preciso.
A esperança
É difícil ter de lidar com o que parece nos roubar de nossa vida. Mas ninguém nunca pode nos roubar realmente da vida. Como nos lembra C. S. Lewis, nem todas as coisas desagradáveis que nos interrompem estão nos roubando da “vida real”. Na verdade, muitas dessas coisas são a própria vida real: “A vida que Deus manda a cada dia: o que a pessoa chama de sua ‘vida real’ é um fantasma de sua imaginação”.
Às vezes uma interrupção é sinal de falta de organização ou até de distração. Às vezes é apenas a vida real nos lembrando de quais compromissos vale a pena administrarmos.
Abner Arrais