Frutificai #05: Você precisa de um sistema de trabalho
Uma quarta-feira para perceber que, de suas metas, só sobraram cinzas
🍃VOCÊ VAI GOSTAR DE…
🎞️ Aqui em casa, já faz tempo que tv por assinatura perdeu o sentido para nós. Optamos por fazer um “buffet de streamings”. Esse vídeo é um bom recurso para economizar com os streamings (acompanha uma planilha).
🎙️ Um podcast curto, mas que traz muita clareza sobre o conceito cristão de produtividade.
🔎 Um texto inspirador que nos lembra que a vida cristã acontece em um contexto de relacionamento.
🌰 FRASE DA SEMANA
Somente Deus termina a própria lista te afazeres todos os dias.
C. J. Mahaney, Biblical productivity
Não é fácil ser consistente. Eu sei quais são os projetos que deixei pelo caminho e também sei dos projetos que eu sequer lembro de já ter iniciado. Meu Goodreads é um lembrete diário da quantidade de livros que comecei por curiosidade e nunca terminei.
Isso me lembra as palavras de Jesus a respeito do construtor que é tolo por não calcular as despesas antes de empreender a edificação de uma torre (Lucas 14.28ss). Ele tem a ideia, lança seus fundamentos e, não podendo concluí-la, vira objeto de zombaria. Nessa busca por sabedoria, acabamos por nos descobrir como mais tolos do que estávamos dispostos a admitir.
O contexto original das palavras de Jesus trata do custo do discipulado. Sim, a salvação é gratuita; não é, porém, pouco custosa para nós. O fato de Jesus ter escolhido uma história de fracasso do universo do trabalho e da produtividade para ilustrar o custo do discipulado nos ensina que estamos acostumados com o fracasso tanto quanto estamos desacostumados com o custo em seguir a Jesus.
As coisas mais importantes da vida
Nossa dificuldade em lidar com sistemas de trabalho tem muito a ver com nossa dificuldade de nos comprometer com algo. Somos como o tolo que se lança em projetos diferentes sem calcular as condições para sua execução. Fazer isso é ótimo para a proteção do nosso castelo interior de autopiedade:
“Eu até tentei, mas não tinha como esperar uma pandemia”;
“Fiz o que pude, mas não posso obrigar os outros”;
“Você sabe como o trânsito de São Paulo é imprevisível, né?”;
Dessa vez eu realmente me esforcei, mas quando X aconteceu, não tinha muito o que fazer.
É bem mais fácil culpar as condições externas do que nossa falta de vontade de terminar as coisas ou de honrar nossos compromissos.
O que é um sistema?
“Um sistema de produtividade é um conjunto de métodos, hábitos e rotinas que permitem que você seja mais eficiente em descobrir e fazer as coisas que precisam ser feitas.” (Tim Challies).
As coisas mais importantes na vida são custosas. A liberdade, a família, a universidade e a carreira do sonhos. Não poderia ser diferente quanto a chamar Jesus de Mestre, definitivamente a coisa mais importante da vida. Sempre há renúncia envolvida em um bem último.
Este texto é sobre quase tudo o que é mais importante
O assunto hoje, porém, é sobre todas as outras coisas menos importantes que Jesus mas mais importantes que todo o resto.
Em última instância, assumir compromissos e honrar nossas vocações tem mais a ver com o que estamos dispostos a perder do que com o que estamos ávidos por ganhar. Às vezes estaremos motivados, às vezes não.
A motivação é importante, mas ela não é suficiente. Frutificai está menos preocupado em te deixar motivado para trabalhar do que em te dar ferramentas para sondar seu coração e criar sistemas que te permitam fazer mais e melhor para a glória de Deus.
Isso tem a ver com a própria natureza da motivação. Ela é uma montanha-russa com altos e baixos. Renovações de ciclo, como acontecem na virada de ano, de semestre ou na mudança de emprego, são os momentos em que nossa motivação está lá em cima. A repetição dos dias e o custo de seus objetivos, porém, oferece resistência à motivação, de modo que ela vai minguando até sobrar a frustração.
O segredo para lidar com a falta de motivação não é encontrar conteúdo motivacional. Em vez de buscar por mais motivação ou anular o custo, você precisa aproveitar os momentos em que se sente motivado para desenhar metas, estabelecer novos hábitos e criar sistemas que tornem contínua a execução desses hábitos e das tarefas associadas às diferentes áreas de sua vida. Lembre-se: o que é valioso é custoso.
A ferramenta para usar todas as ferramentas
O que tenho aprendido nos últimos anos é que o sistema, em última instância, é mais importante do que as ferramentas que você usa. Não importa se você prefere o Evernote, Notion, Obsidian ou um caderno analógico para sua tomada de notas. Se você não tem um sistema que estabelece claramente o que fazer com aquela anotação, então a informação se perderá.
O sistema é mais importante do que as ferramentas que você usa. A sede de seguir a última moda das versões mais recentes dos aplicativos de produtividade mais robustos às vezes não passa de desejo de terceirizar as decisões que nós mesmos precisamos tomar para estabelecer sistemas e cumprir objetivos.
Ainda que cada tipo de tarefa possua um modo específico de trabalho, as estruturas ou fluxos de trabalho são igualmente importantes. No caso de anotações na vida de um estudante, por exemplo, a tomada de notas nos estudos pode produzir apenas uma quantia sem número de informações desconectadas, deixando o conhecimento sempre inacabado. Um fluxo de trabalho, no entanto, dá sentido às ferramentas: pois a estrutura liberta, desabonando-nos de ter de tomar decisões ou pensar sobre coisas quando deveríamos estar trabalhando ou ter de trabalhar no momento em que devíamos ter ideias.
Sistemas bem estruturados nos ajudam a lidar tanto com a ansiedade quanto com a procrastinação ao nos oferecer um meio pelo qual podemos administrar tarefas, eventos e informações.
Nas próximas edições, lidarei com cada um dos aspectos de um sistema de trabalho para que você possa criar o seu próprio sistema aos poucos. Sim, você não precisa ter pressa. O sucesso de um sistema tem a ver com três coisas:
Um sistema de trabalho precisa sempre ser vivenciado e aprimorado;
Um sistema tem como objetivo ser seu segundo cérebro ou assistente pessoal de qualquer tipo de trabalho que fizer (próximas edições);
Um sistema bem estabelecido depende da sua consciência do custo dos processos de cada projeto.
Nas próximas edições, abordaremos cada uma das partes que constituem um sistema.
Este é o tripé do sistema:
Gerenciamento de tarefas
Gerenciamento de eventos
Gerenciamento de informações
Você pode me dizer respondendo este email: Qual dessas partes você gostaria de conhecer primeiro?
Abner Arrais